top of page

ATIVIDADES

Anualmente o grupo PET Conexões Gestão Política-Pedagógica realiza um planejamento de atividades para execução no ano seguinte. As atividades são propostas após reuniões internas entre a tutora e os petianos, de acordo com a atuação dos eixos temáticos. São subdivididas 880h dentre quantas atividades tenhamos para propor, sendo elencadas com o grau de prioridade para cada ano, mas respeitando o tipo de atividade, seja pesquisa, ensino ou extensão. As atividades para o ano de 2023 iniciaram no mês de fevereiro e irão até o mês de dezembro. À medida que cada atividade conclui, o grupo elabora o relatório que será anexado ao relatório final, que deve ser entregue em dezembro de cada ano ao MEC.

Confira nossas produções abaixo!

clipac-logo-2.png
aulão pré enem.png
apoio-a-pesquisa.png

Curso de Línguas Popular Aberto à Comunidade

O projeto de extensão Curso de Línguas Popular Aberto à Comunidade (CLIPAC) é uma ação permanente do PET Conexões Gestão Política-Pedagógica criada com a intenção de democratizar o acesso ao ensino de línguas estrangeiras para estudantes de escolas públicas e consequentemente proporcionar o estímulo do desenvolvimento profissional, o acesso ao ensino técnico, superior e de pós-graduação, diante do cenário do ensino público que pouco tem contribuído para a inserção e disseminação do ensino de línguas estrangeiras nas escolas. Essa ação está diretamente relacionada aos objetivos do Programa de Educação Tutorial do MEC, dispostos no art. 2º da portaria nº 976, de julho de 2010: I - desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; II - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.

Objetivos: 

Possibilitar o acesso de estudantes de escolas públicas e pessoas com baixo poder aquisitivo ao conhecimento de língua estrangeira; Contribuir para a inclusão social de estudantes oriundos de comunidades populares e em situação de vulnerabilidade social ao conhecimento de língua estrangeira.

 

Saiba mais abaixo acessando nosso portal! 

AULÃO PARA O ENEM

O Aulão para o Enem refere-se a um conjunto de aulas temáticas com os principais temas do ENEM, com destaque para as temáticas que mais caíram nas provas de anos anteriores, de forma a estimular as competências e habilidades exigidas no exame. As aulas serão referentes às grandes áreas do conhecimento: a) Ciências Humanas; b) Ciências da Natureza; c) Linguagens; d) Matemática; d) Redação. A ação proporcionará uma troca de conhecimentos e experiências que podem, certamente, enriquecer a preparação daqueles que almejam chegar ao ensino superior. Sabe-se que o ensino no Brasil, principalmente em escolas públicas, é precário e a preparação desses estudantes de todas as maneiras é fundamental para a pluralização e melhoria do ensino no país. Essa ação está diretamente relacionada aos objetivos do Programa de Educação Tutorial do MEC, dispostos no art. 2º da portaria nº 976, de julho de 2010: I - desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; II - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; III - estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica. 

Objetivos: 

Dialogar com a comunidade estudantil e vestibulanda, promover o Ensino e a Educação Popular e experiências extensionistas para participantes envolvidos na preparação e apresentação das aulas, bem como contribuir para o incentivo e melhor formação da comunidade externa e o ingresso de estudantes de escolas públicas nas universidades, a fim de diminuir as desigualdades sociais.

APOIO À PESQUISA E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA 

O conhecimento científico requer argumentações justificadas que necessitam de dados e evidências para confirmação, ou não, das teorias e de técnicas de coleta e análise de dados e informações. Para tal, o caminho a ser percorrido pelo cientista entre a intuição e a conclusão dos trabalhos deve ser fundamentado do ponto de vista teórico-metodológico das técnicas empregadas, pois, o conhecimento científico engloba não apenas a dedução de hipóteses, mas também a produção de teorias com múltiplas hipóteses. O exercício da crítica e da lógica científica torna-se um aspecto fundamental para o aluno de graduação e em especial para o petiano aprender a metodologia científica assim como a iniciação e aperfeiçoamento e/ou conhecimento sobre práticas de como planejar uma pesquisa e realizar a comunicação. 

Objetivos: 

Compreender como são utilizados os métodos e técnicas de pesquisa; Entender como aplicar o conhecimento para o exercício da iniciação científica; Ampliar conhecimentos sobre a organização e apresentação de resultados de pesquisa. 

 

Objetivos: 

Dialogar com a comunidade estudantil e vestibulanda, promover o Ensino e a Educação Popular e experiências extensionistas para participantes envolvidos na preparação e apresentação das aulas, bem como contribuir para o incentivo e melhor formação da comunidade externa e o ingresso de estudantes de escolas públicas nas universidades, a fim de diminuir as desigualdades sociais.

COMUNICA-PET

COMUNICA-PET

A atividade COMUNICA-PET surge a partir da demanda interna do grupo em conseguir se vincular de maneira mais diretiva e assertiva com a comunidade acadêmica e civil através das mídias digitais a partir das ações já desenvolvidas e em desenvolvimento pelo grupo, sendo estas pautadas na discussão crítica dos marcadores sociais e da integralidade humana biopsicossocial. Compreendemos que essa demanda se enquadra nos seguintes objetivos do Programa de Educação Tutorial (Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2013 (republicada em função das alterações implementadas pela Portaria MEC nº 343, de 24 de abril de 2013): V - estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior; VII - contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação; VIII - contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior-IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero. Nesse sentido, a ação em questão deve ser realizada de forma a compreender os diversos e variados públicos-alvos de nossas ações, assim como seu processo de formação de vínculo com o grupo PET GPP. Sendo assim, não é possível pensar uma comunicação efetiva sem levar em consideração os aspectos técnicos e sociais em comunicação que tais grupos estão inseridos. 

Objetivos: 

Criar uma rede de comunicação efetiva do grupo PET-GPP, a fim de que possamos nos comunicar de

maneira assertiva e eficiente com a comunidade acadêmica e civil a respeito de nossas ações e suas respectivas temáticas pautadas em uma construção de conhecimento crítica e coletiva.

VEJA ABAIXO MAIS SOBRE O QUE ESSA ATIVIDADE DESENVOLVE!

Podcast - Diálogos & Saberes.png

PODCAST
DIÁLOGOS E SABERES

Projeto criado em 2020, o Podcast “Diálogos e Saberes” foi criado com o intuito de discutir temas relevantes no âmbito político, social, econômico e pedagógico para o grupo e sobretudo para toda a comunidade aberta. Está disponível nas plataformas de streaming Spotify e Anchor.

O Dinamiza Pet é uma atividade criada para impulsionar as redes sociais do PET Conexões Gestão Política-Pedagógica. No ano de 2020, em decorrência da pandemia do COVID-19, as redes sociais mostraram-se, cada vez mais, como uma forma de manter a comunicação, trocar conhecimentos e promover atividades do grupo. Dessa maneira, é necessário elaborar uma forma de manter a movimentação das redes sociais, trazendo informações ligadas: (1) aos eixos de pesquisas dos integrantes do PET GPP, que são: Cultura; Educação e Ensino; Políticas sociais e Movimentos Sociais; Diversidade; (2) aos conhecimentos sobre o Programa de Educação Tutorial (PET) e a sua importância para a comunidade civil e acadêmica.

Dinamiza-PET.png
4.png

PROCESSO SELETIVO PET-GPP

A seleção de novos membros do PET é uma atividade anual a qual necessita ser realizada em função da conclusão de curso de petianos bolsistas e não bolsistas s ou devido a desvinculações que ocorrem eventualmente no grupo. Para o ano de 2023, será ofertada a quantidade de vagas desocupadas até a data prevista da execução da atividade. Sendo assim, faz-se necessário a entrada de outros estudantes, em prol do prosseguimento das atividades do PET Conexões Gestão Política Pedagógica. No edital de 2023, estarão inclusas vagas para ampla concorrência e cotas para para autodeclarado (a) preto(a), pardo(a), indígena ou quilombola ou pessoa com deficiência. Neste edital será realizado um levantamento de novos cursos que possam integrar vagas no PET GPP, bem como avaliada a permanência de cursos já contemplados, mas que não tenham tido candidatos nos últimos processos seletivos. 

 

Objetivos: 

Oferecer oportunidade para alunos de diferentes cursos da UFPE participarem do programa; Possibilitar uma formação acadêmica direcionada, articulando pesquisa, ensino, extensão e aprendizado do planejamento e execução de um processo seletivo; Aperfeiçoar a utilização das cotas no processo seletivo. 

investiga-pet.png

INVESTIGA PET

A atividade Investiga PET surge de uma demanda interna do grupo em desenvolver pesquisas, tornando a prática da investigação científica, a partir da aplicação metodológica adequada na busca por resultados e soluções de problemáticas reais, uma constante, visto que, sendo um grupo interdisciplinar, as diferentes áreas de formação dos petianos/as poderão ser um elo contribuidor para diferentes visões sobre um determinado problema de pesquisa. Em sua totalidade os integrantes do PET GPP estão integrados a cursos de graduação dentro da grande área das Humanidades, esta que por excelência estuda o homem como ser social, em seus diferentes espaços que ocupa e transforma a partir do desenvolvimento cultural. Desta forma, unir os petianos/as em torno de uma pesquisa coletiva incentivará o trabalho de investigação em grupo, somando à multiplicidade de olhares dentro da perspectiva analítica e crítica do objeto de pesquisa. Essa ação está diretamente relacionada aos objetivos do Programa de Educação Tutorial do MEC, dispostos no art. 2º da portaria nº 976, de julho de 2010: III - estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica. 

 

Objetivos: 

Realizar uma pesquisa científica com tema central de interesse do grupo PET GPP; Desenvolver habilidades dos petianos/as para realização de levantamento bibliográfico sistemático, para a seleção de metodologias específicas direcionadas; Estimular o trabalho em equipe, a escuta de ideias, a argumentação e o poder de resolução de problemas sociais, principalmente aqueles voltados para as comunidades populares. 

diálogos-pet.png

DIÁLOGOS-PET

Diálogos PET GPP propõe a realização de atividades de estudos e debates de temas relacionados com o ensino e a pesquisa dos diferentes cursos de origens dos petianos como prática interdisciplinar. Busca a ampliação do conhecimento através da leitura e discussão coletiva do PET e realização de seminários em consonância com os interesses dos participantes do grupo, subdivididos nos eixos de Cultura; Educação e Ensino; Políticas e Movimentos Sociais e Diversidade, além de práticas interdisciplinares na área de saúde pública. Nos diálogos, além da leitura e exposição dos conteúdos selecionados para as apresentações, também serão realizadas discussões, palestras com professores, técnicos, estudantes de pós-graduação e petianos egressos que serão convidados para apresentar as temáticas a fim de ampliar os horizontes dos participantes e favorecer os processos de ensino, extensão e pesquisa necessários à formação dos petianos e estudantes em geral. Ademais, a atividade Diálogos - PET Educação em saúde¿ surge, dentro da abrangência do Diálogos - PET, a partir da avaliação dos membros acerca da necessidade de existir uma atividade que promova temáticas da saúde pública para a comunidade. A educação em saúde como processo político pedagógico requer o desenvolvimento de um pensar crítico e reflexivo, permitindo, assim, atentar-se para a realidade e propor ações transformadoras, enquanto sujeito histórico e social capaz de propor e opinar nas decisões de saúde para o cuidar de si, de sua família e da coletividade (MACHADO et.al 2007). A ação tem como propósito democratizar o acesso a temáticas da saúde a partir de propostas pedagógicas dinâmicas que alcancem tanto a comunidade acadêmica, e principalmente os externos à Universidade. Bem como outras ações do diálogos PET, a atividade irá integrar dois campos de conhecimento: educação e saúde, proporcionando o trabalho interdisciplinar.

 

Objetivos: 

Estimular a prática da leitura e discussão de temas variados de forma interdisciplinar; Realizar palestras que abordam temas pouco discutidos nos componentes curriculares dos cursos ou apenas trazer novas perspectivas; Ampliar o conhecimento teórico para elaboração de trabalhos científicos; Fomentar o trabalho em grupo por meio da escolha de temáticas em comum aos integrantes. 

integra-pet.png

INTEGRA-PET

O INTEGRA-PET surge a partir da necessidade de integração entre os membros do PET-GPP durante à volta das atividades presenciais, tal dificuldade é resultado de longos períodos em atividades remotas devido à pandemia do COVID-19. Neste sentido, sendo o PET um projeto composto por sujeitos diversos e de diferentes áreas do conhecimento, é preciso constantemente estar inserindo, integrando e preparando esses indivíduos para que aprendam a se relacionarem e produzirem enquanto grupo. Assim, ABREU et al. (2005) destaca que um grupo de trabalho é aquele que interage com o objetivo de tomar decisões e partilhar informações que auxiliem os membros no desempenho de suas atividades individuais, pois, em uma equipe, o desempenho será coletivo e o resultado será maior do que a soma das partes individuais. Portanto, os momentos enquanto grupo se fazem importantes por terem a função de relembrar aos integrantes os propósitos e objetivos fundamentais para manter o grupo funcionando de forma eficaz e saudável. 

 

Objetivos: 

Promover integração dos membros veteranos e dos que ingressarem a partir do processo seletivo; Gerar momentos de lazer e confraternização em grupo, incluindo, diálogos com membros egressos que contribuíram com o pet em outras gerações; Criar momentos de acolhimento, escuta e integração durante e após o processo seletivo; Realizar atividades de cuidado coletivo visando, principalmente, promover a atenção à saúde mental.

avaliação-360.png

AVALIAÇÃO 360º

A avaliação de grupo PET pode ser caracterizada como um sistema de feedback dos participantes do grupo de modo a oferecer informações relativas à concretização do desempenho do planejamento, assim como do crescimento individual, impulsionando os sujeitos à invenção da existência, à criação de um mundo não natural na busca de superação dos desafios postos pela própria existência, levando-os assim à construção contínua da cultura, da história, da sociedade (FREIRE, 2000 apud CIPRIANO, 2007, p.48). Ressalta Chiavenato (1999), que o processo de avaliação é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

Nesse sentido, a avaliação deve: ser diagnóstica, ou seja, detectando ou fazendo sondagens do que foi alcançado ou não no planejamento, proporcionar conhecimento, fundamentar decisões, nortear novas práticas e procedimentos alternativos e ser associada a uma auto-avaliação individual como também do grupo para que sejam constatadas as condições de aprendizagem, de crescimento e de desempenho e assim prover meios para a recuperação e replanejamento dos objetivos não alcançados. 

 

Objetivos: 

Verificar o desempenho do planejamento das atividades do grupo; avaliar a ampliação do conhecimento e de habilidades (aplicação prática de uma determinada competência para resolver uma determinada situação) e competências (capacidade de resolver determinado assunto ou problema) dos/as petianos/as. 

Para visualizar nossas atividades em tempo real, acessem nosso Instagram: @petgpp!

bottom of page