ATIVIDADES
Anualmente o grupo PET Conexões Gestão Política-Pedagógica realiza um planejamento de atividades para execução no ano seguinte. As atividades são propostas após reuniões internas entre a tutora e os petianos, de acordo com a atuação dos eixos temáticos. São subdivididas 880h dentre quantas atividades tenhamos para propor, sendo elencadas com o grau de prioridade para cada ano, mas respeitando o tipo de atividade, seja pesquisa, ensino ou extensão.
Para o ano de 2025, o Planejamento Anual do PET Gestão Política-Pedagógica traz em sua construção 7 atividades que dialogam com o membros do próprio grupo, com outros grupos PET da UFPE, com a comunidade de alunos, professores e técnicos e com a comunidade externa, principalmente aquelas de origem popular. As ações iniciaram em fevereiro e irão até o mês de dezembro. À medida que cada atividade conclui, o grupo elabora o relatório que será anexado ao relatório final, que deve ser entregue em dezembro de cada ano ao MEC. Confira nossas produções abaixo!
Confira nossas produções abaixo!

O projeto de extensão Curso de Línguas Popular Aberto à Comunidade (CLIPAC) é uma ação permanente do PET Conexões Gestão Política-Pedagógica criada com a intenção de democratizar o acesso ao ensino de línguas estrangeiras para estudantes de escolas públicas e consequentemente proporcionar o estímulo do desenvolvimento profissional, o acesso ao ensino técnico, superior e de pós-graduação, diante do cenário do ensino público que pouco tem contribuído para a inserção e disseminação do ensino de línguas estrangeiras nas escolas. Essa ação está diretamente relacionada aos objetivos do Programa de Educação Tutorial do MEC, dispostos no art. 2º da portaria nº 976, de julho de 2010: I - desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; II - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.
Objetivos:
Possibilitar o acesso de estudantes de escolas públicas e pessoas com baixo poder aquisitivo ao conhecimento de língua estrangeira; Contribuir para a inclusão social de estudantes oriundos de comunidades populares e em situação de vulnerabilidade social ao conhecimento de língua estrangeira.
Saiba mais abaixo acessando nosso portal!
Visando contribuir para a diminuição de desigualdades educacionais, contato com a comunidade, empoderamento da juventude e troca de saberes, a atividade consiste em um conjunto de intervenções bimestrais com estudantes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas do Recife, buscando estimular as competências e habilidades exigidas no exame os temas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dentro das grandes áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Objetivos:
Realizar uma aproximação com a comunidade estudantil em preparação para o ENEM, a partir de ações educativas voltadas para as demandas de aprendizado elencadas em conjunto com os professores da escola; Promover diálogos sobre assistência estudantil, acessibilidade, inclusão, saúde mental, aproximando os estudantes da vida universitária; Contribuir para o incentivo e melhor formação da comunidade externa e o ingresso de estudantes de escolas públicas nas universidades, a fim de diminuir as desigualdades sociais; Promover o Ensino e a Educação Popular e experiências extensionistas para participantes envolvidos na preparação e execução das ações.

A atividade Investiga PET surge de uma demanda interna do grupo em desenvolver pesquisas, tornando a prática da investigação científica, a partir da aplicação metodológica adequada na busca por resultados e soluções de problemáticas reais, uma constante, visto que, sendo um grupo interdisciplinar, as diferentes áreas de formação dos/as petianos/as poderão ser um elo contribuidor para diferentes visões sobre um determinado problema de pesquisa. Desta forma, unir os/as petianos/as em torno de uma pesquisa coletiva incentivará o trabalho de investigação em grupo, somando à multiplicidade de olhares dentro da perspectiva analítica e crítica do objeto de pesquisa.
Objetivos:
Realizar o desenvolvimento de 2 subprojetos, já delimitados diante do projeto central elaborado em 2023; Desenvolver habilidades dos/as petianos/as para realização de levantamento bibliográfico sistemático, para a seleção de metodologias específicas direcionadas aos subprojetos; Aplicar metodologias de pesquisa para coleta de dados em campo e com o público-alvo dos 2 subprojetos a serem desenvolvidos; Estimular o trabalho em equipe, a escuta de ideias, a argumentação e o poder de resolução de problemas sociais, principalmente aqueles voltados para as comunidades populares; Apresentar resultados preliminares nos eventos anuais do PET.


O Comunica PET surge com objetivo de utilizar as mídias digitais como forma de gerar aproximação com a comunidade civil e acadêmica. Por meio dessas, será possível proporcionar divulgações das ações e atividades relacionadas ao PET-GPP, visando, promover diálogos pautados em marcadores sociais e de integralidade humana biopsicossocial. A atividade se fundamenta no objetivo de responder a uma demanda do PET-GPP de vincular e comunicar de maneira mais diretiva e assertiva através das mídias digitais.
Objetivos:
Criar uma rede de comunicação efetiva do grupo PET-GPP, a fim de que possamos nos comunicar de maneira assertiva e eficiente; Criar um vínculo com a comunidade acadêmica e civil a respeito de nossas ações e suas respectivas temáticas pautadas em uma construção de conhecimento crítica e coletiva; Dar suporte técnico para as demais atividades na produção audiovisual e comunicativa; Realizar capacitações recorrentes de acordo com a necessidade das equipes das atividades; Publicar semestralmente uma edição do Jornal do PET-GPP.
A avaliação de grupo PET é um sistema de feedback dos participantes do grupo de modo a oferecer informações relativas à concretização do desempenho do planejamento, assim como do crescimento individual. A avaliação deve: ser diagnóstica, ou seja, detectando ou fazendo sondagens do que foi alcançado ou não no planejamento, proporcionar conhecimento, fundamentar decisões, nortear novas práticas e procedimentos alternativos e ser associada a uma auto-avaliação individual como também do grupo para que sejam constatadas as condições de aprendizagem, de crescimento e de desempenho e assim prover meios para a recuperação e replanejamento dos objetivos não alcançados.
Objetivos:
Verificar o desempenho do planejamento e execução das atividades do grupo; Avaliar a ampliação do conhecimento e de habilidades (aplicação prática de uma determinada competência para resolver uma determinada situação) e competências (capacidade de resolver determinado assunto ou problema) dos/as petianos/as; Possibilitar a reflexão individual e coletiva pelo/a petiano/a da sua atuação no grupo PET; Aproximar os petianos de uma avaliação horizontal, democrática e construtiva que promova influências positivas na sua formação profissional.

Esta atividade se refere a uma convergência dos setores internos de controle do PET: Recursos Humanos e Financeiro. O anteriormente conhecido como setor de Recursos Humanos (RH) desempenhou um papel essencial na gestão administrativa e no suporte aos petianos do PET GPP. O setor Financeiro, não obstante foi imprescindível, desempenhando o papel de gestão financeira, sobretudo no que diz respeito ao Custeio Anual, para que fosse possível efetivar as ações realizadas pelo PET GPP. Conforme a reavaliação do grupo, chegou-se à conclusão de que por se tratarem de setores basilares para o funcionamento interno do PET, esses setores seriam unificados e transformados em uma atividade componente do Planejamento Anual.
Objetivos:
Essa atividade tem como objetivo o gerenciamento dos aspectos administrativos internos do grupo PET, no que se refere a recursos humanos, financeiros e materiais, que são essenciais para a execução das ações e atividades a serem desenvolvidas pelo grupo. Sendo assim, alguns dos objetivos dessa atividade são: cadastros iniciais das entradas dos petianos, coleta de documentos e integração dos membros, análise da elegibilidade do repasse de bolsas, armazenamento das declarações e justificativas, controle e balanço de faltas, coleta de dados, relatorias de reunião, planejamento do uso do custeio, realização de compras, prestação de contas.


A seleção de novos membros do PET é uma atividade anual a qual necessita ser realizada em função da conclusão de curso de petianos bolsistas e não bolsistas ou devido a desvinculações que ocorrem eventualmente no grupo. Para o ano de 2025, será ofertada a quantidade de vagas desocupadas até a data prevista da execução da atividade. No edital de 2025, estarão inclusas vagas para ampla concorrência, e cotas para estudantes de escolas públicas, autodeclarados (as) pretos(as), pardos (as), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Objetivos:
Oferecer oportunidade para alunos de diferentes cursos da UFPE participarem do programa PETGPP possibilitando uma formação acadêmica articulada com a pesquisa, ao ensino, à extensão, e ao aprendizado do planejamento e execução de um processo seletivo; Aperfeiçoar a utilização das cotas no processo seletivo, promovendo maior inclusão e diversidade.