SOBRE
O QUE É O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL?
Criado em 1979 pelo governo federal para estimular a pesquisa, extensão e o ensino nas universidades brasileiras, o Programa de Educação Tutorial (PET) foi regulamentado pela Lei Nº 11.180, de 23 de setembro de 2005 e pelas Portarias MEC Nº 3.385, de 29 de setembro de 2005, a nº 1.632, de 25 de setembro de 2006 e a nº 1.046/2007. Se encontra sob a gestão e responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior (DEPEM), sendo vinculado institucionalmente à Pró-Reitoria de Graduação (Proacad UFPE). Os grupos dessa origem são organizados administrativamente por meio de um Conselho Superior de Comitês Locais de Acompanhamento e de uma Comissão de Avaliação. A regulamentação do PET define como o programa deve funcionar, qual a constituição administrativa e acadêmica, além de estabelecer as normas e a periodicidade do processo de avaliação nacional dos grupos. A Portaria 976/2010 trouxe inovações para a estrutura do PET como, por exemplo, a flexibilização e dinamização da estrutura dos grupos, a união do PET com o programa Conexões de Saberes, a definição de tempo máximo de exercício da tutoria, a aproximação com a estrutura acadêmica da Universidade e a definição de estruturas internas de gestão do PET.
O PET tem como objetivo maior apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior- IES. Os trabalhos são realizados de modo a promover uma ampla qualidade na formação acadêmica/profissional dos alunos envolvidos direta ou indiretamente com o programa, a partir do estímulo à fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.
-
Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005 - Institui o Programa de Educação Tutorial – PET
-
Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010 - Atualizada pela Portaria n° 343/2013 – dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET
-
Portaria n° 343, de 24 de abril de 2013 - Altera dispositivos da Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET
-
Resolução nº 36, de 24 de setembro de 2013 - Estabelece os procedimentos para creditar os valores destinados ao custeio das atividades dos grupos PET aos respectivos tutores
-
Resolução/CD/FNDE nº 42, de 4 de novembro de 2013 - Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas a estudantes de graduação e a professores tutores no âmbito do Programa de Educação Tutorial – PET
O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.
Na busca pela indissociabilidade da tríade e como uma forma de resistência do programa, em 2010, são criados os grupos PET/Conexões de Saberes, através do Edital 09 MEC/SESU/SECAD. A proposta apresentada ao MEC era a criação de grupos interdisciplinares PET/Conexões de Saberes, ou seja, poderiam participar não só estudantes de um, mas de vários cursos, contribuindo para a composição da pedagogia interdisciplinar que os dois programas almejavam. A criação dos grupos PET/Conexões de Saberes trouxe outro legado quando se fala no Programa de Educação Tutorial a partir de então.
O QUE É O PET Conexões de Saberes Gestão Política-Pedagógica (PET-GPP)?
O Programa de Educação Tutorial – PET CONEXÕES DE SABERES é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O PET Conexões Gestão Política-Pedagógica tem como meta contribuir, através de ações voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, na capacitação de jovens universitários de origem popular na possibilidade em adquirir e produzir conhecimentos científicos, com uma proposta de incentivo financeiro que ajuda a combater a evasão dentro das universidades e, a partir disso, intervir em seu dia a dia e na construção de sua vida acadêmica. Busca-se, através do programa, não apenas a permanência com qualidade dos alunos beneficiados, mas uma integração entre esse aluno e sua comunidade, na qual o participante venha a se tornar um protagonista de sua própria história e, por consequência, incentivar os outros através de sua caminhada acadêmica. Nesse sentido, preza-se pelo diálogo entre a Universidade e Comunidades Populares, da Universidade Federal de Pernambuco, o qual é um programa multidisciplinar com participação de pesquisadores de diferentes áreas. O PET Conexão Gestão Política-Pedagógica foi instituído pelo Ministério da Educação, por meio da SESu e SECAD, através da Portaria nº. 1, de 17 de maio de 2006. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei nº. 10.639/2003. Resolução FNDE nº. 06/2009. Edital SECAD/MEC nº 11/2009 Edital SESU/SECAD nº 09 de 02/08/2010.
Conheça mais sobre os petianos e petianas de nosso grupo clicando no botão abaixo. Veja também as nossas participações/publicações em congressos, periódicos e capítulos de livro.